sábado, 17 de abril de 2010
Rali do Vidreiro - Vitória de Luis "Vai de" Mota
Uma das provas mais emocionantes e disputadas de sempre do Campeonato Open de Ralis, muito por culpa das instáveis condições climatéricas, que tornou a escolha de pneus uma autentica lotaria.
Luís Mota navegado por Alexandre Ramos em Mitsubishi Lancer Evo IV só conseguiu mesmo impor-se na derradeira especial, depois de recuperar o tempo perdido no final da parte matinal, mesmo enquanto recuperava tempo Mota não evitou uma saída de estrada devido ao excesso de velocidade com que entrou num gancho direita a subir na última PEC.
Daniel Ribeiro e Hugo Magalhães estão a evuluir prova a prova, forçaram sempre o ritmo ao longo de toda a prova, passando duas vezes pela liderança e quase chegaram a vitória depois de uma excelente prova, onde rodou a grande ritmo.
Com pneus mais adaptados à chuva, Pedro Ortigão e Mário Castro ganharam importante vantagem matinal, mesmo tendo perdido mais de 20 segundos devido a um furo. Tarde a aposta nos pneus de molhado foi errada, mas só mesmo a dois troços do fim é que deixou escapar o primeiro lugar. Teoricamente é Pedro Ortigão que vai vencer o Desafio Modelstand nesta prova, depois de Daniel Ribeiro ter alterado o desenho dos pneus (o que não é permitido pelo regulamento do Desafio). A classificação final do Troféu só será conhecido após as verificações finais.
António Rodrigues e Jorge Carvalho regressaram em grande ao volante do 206 GTI, mesmo partindo muito atrasado (era o nº33), Rodrigues foi subindo o ritmo e passando por alguma concorrência para ficar num excelente 4º lugar.
Francisco Brites e Nuno Pompolio andaram também muito depressa, mas tal como alguns adversários nem sempre fez boas escolhas de pneus, o que se traduziu na perda de algum tempo.
Mais conhecedores do terreno, Fabricio Lopes e Pedro Vaz fizeram a sua melhor prova da temporada, registando alguns excelentes cronos e demonstrando mais ritmo para discutir os primeiros lugares.
Muita fogosidade e algumas saídas de estrada não permitiram que Gil Antunes e Daniel Amaral fizessem melhor que o 7º lugar, apesar do grande apoio ao "GIGI".
André Marques e Pedro Almeida também fizeram uma prova interessante a "jogar" em casa, registando nesta prova o melhor resultado da temporada.
Destaque para as desistências de Manuel Coutinho e Manuel Babo no Lancer Evo VI, com uma saída de estrada logo na fase incial do primeiro troço, Daniel Nunes e Carlos Ramiro, com a embraiagem partida no Lancer e Paulo Correia e Ricardo Correia, em Carisma GT, devido a um problema técnico.
Luís Mota venceu entre os concorrentes do Regional Centro, seguido de Gil Antunes e José Merceano.
Manuel Martins venceu entre os Júniores, com André Mota e Luís Bastos a completarem o pódio.O regressado Anibal Rolo venceu o Troféu Nacional de Clássicos.
Luís Delgado voltou a vencer no Troféu Fiat, com Pedro Pereira e José Veiga nos lugares seguintes.
No Troféu Fastbravo Orlando Duarte, Óscar Coelho e Rui Garcia foram os três primeiros.
Classificções
1º Luís Mota / Alexandre Ramos - Mitsubishi Lancer Evo IV 48m57,30s
2º Daniel Ribeiro / Hugo Magalhães - Peugeot 206 GTi a 3,2s
3º Pedro Ortigão / Mário Castro - Peugeot 206 GTi a 8,5s
4º António Rodrigues / Jorge Carvalho - Peugeot 206 GTi a 58,3s
5º Francisco Brites / Numa Pompilio - Peugeot 206 GTi a 1m17,8s
6º Fabricio Lopes / Pedro Vaz - Peugeoto 206 GTi a 1m30,7s
7º Gil Antunes / Daniel Amaral - Opel Astra GSi a 1m46,3s
8º André Marques / Pedro Almeida - Peugeot 206 GTi a 2m13,6s