domingo, 18 de abril de 2010

WRC Turquia: E vão três para Sebastien Loeb


Sebastien Loeb e Daniel Elena conseguiram a terceira vitória consecutiva no Mundial de Ralis, estando cada vez mais destacados dos homens da Ford.


A dupla multi-campeã Mundial entrou de forma cautelosa no primeiro dia por ser a primeira na estrada, mas na segunda etapa começou o "festival", finalizando o dia com uma vantagem na ordem dos quinze segundos para Petter Solberg e Mikko Hirvonen.
Era expectável que na última etapa o piloto francês pudesse sentir alguma pressão por ser o primeiro na estrada, mas após o primeiro troço ficou claro que seria o vencedor, pois para além de ganhar tempo a Petter Solberg, viu ainda Mikko Hirvonen furar após um toque numa pedra, iniciando aí uma caminhada triunfal até á vitória final.

Petter Solberg voltou a estar ao seu nível e é cada vez mais claro que ainda esta época poderá fazer a surpresa de voltar a vencer ralis. Isento de erros e a rodar sempre com alguma segurança (o norueguês assumiu que tem que gerir o material), acabou por ser suficiente para bater toda a concorrência, excepção feita ao "extra-terrestre" Loeb. Só de pensa que Petter esteve a um passo de abandonar o Mundial de Ralis por falta de apoios…

Mikko Hirvonen completou a prova no terceiro posto e ainda que faltem nove provas para o final do Mundial, parece estar a caminhar para voltar a não ganhar. Voltou a não conseguir bater Loeb e pior que isso, errou uma vez mais.
Sebastien Ogier fechou o Rali da Turquia no quarto posto e foi uma das figuras da prova. O jovem francês liderou na primeira e segunda etapa, vendo um furo fazê-lo perder mais de três minutos, o que o afastou de um pódio quase certo…na terra!

Kimi Raikkonen conseguiu o seu melhor resultado no Mundial de Ralis, finalizando a prova no quinto posto, mostrando uma clara evolução em pisos de terra. O piloto do Junior Team da Citroen foi subindo de andamento ao longo do rali e a diferença para Villagra e Wilson no final da prova são bem um indicio de que está no bom caminho…

Jari-Matti Latvala foi o oitavo atrás de Villagra e Wilson, com o jovem piloto da Ford a regressar aos erros na segunda etapa, acabando por regressar ao abrigo do Superally para conseguir alguns pontos.

No JWRC Aaron Burkart venceu com o Suzuki Swift S1600, tendo dominado desde o inicio, apanhando apenas um susto no último dia de competição quando ficou sem direcção assistida.
Alessandro Brocolli e Kevin Abbring completaram o pódio dos juniores.



Classificação Final:
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen C4 WRC 3h01m38,7s
2º Petter Solberg/Phil Mills – Citroen C4 WRC a 54,5s
3º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen – Ford Focus WRC a 1m43,4s
4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Citroen C4 WRC a 3m46s
5º Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom – Citroen C4 WRC a 6m44,3s
6º Federico Villagra/José Diaz – Ford Focus WRC a 7m56,7s
7º Matthew Wilson/Scott Martin – Ford Focus WRC a 8m29,8s
8º Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla – Ford Focus WRC a 19m44,2s
9º Denis Kuipers/François Miclote – Ford Fiesta S2000
10º Aaron Burkart/Alex Kachel – Suzuki Swift S1600