sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rallye Serras de Fafe "Sousa á mundial"


Bernardo Sousa conquistou a sua segunda vitória consecutiva no Campeonato de Portugal de Ralis, oferecendo ao Ford Fiesta S2000 novo triunfo em provas nacionais, agora em pisos de terra.

Garantindo uma boa vantagem nos troços matinais, fruto de um ndamento bem acima dos seus principais adversários, o piloto madeirense geriu, depois, confortavelmente a sua vantagem ao longo da tarde, rodando de forma consistente e sem arriscar em demasia, mantendo a distância para o segundo classificado, Vitor Pascoal, acima de um minuto.

O piloto madeirense evidenciou um bom andamento, alguns furos acima da concorrência nacional, notando-se também uma grande evolução na forma como aborda as zonas mais problemáticas dos troços, não arriscando em demasia, apesar de aqui e ali o erro surgir, como sucedeu hoje durante a tarde em Montim. Contudo, esses erros são cada vez mais raros, num piloto que está finalmente a transformar em resultdos toda a capacidade e rapidez que se lhe vinha augurando

Sem andamento para o S2000 da marca norte-americana, Vitor Pascoal consolidou o seu segundo posto nas passagens da tarde, conquistando uma posição importante em termos de campeonato, se bem que está agora ainda mais longe de Sousa. Utilizando mesma táctica do ano passado, o piloto de Amarante, sabendo que não tem armas para ir mais longe, coloca-se na 'sua' posição e espera algum eventual erro do líder. Até agora a táctica não deu frutos, mas nesta prova apresenou-se bem acima dos seus restantes adversários, 'dando' mais de um minuto e um apagado Miguel Campos, que foi terceiro.

O ex-campeão Nacional não parece conseguir tirar mais do Mitsubishi Lancer Evo X, parecendo, por vezes, as suas passagens que lhe falta alguma garra que todos saberem ter. Quem esteve bem, e combativo foi Pedro Meireles, quarto classificado, a pouco mais de dez segundos de Campos. Meireles, com um Subaru Impreza WRX, foi um dos pilotos que mais se destacou na parte da tarde, evidenciando um ritmo bastante competitivo, o que lhe valeu o quinto lugar final na frente do açoriano Ricardo Moura, que está claramente, cada vez mais entrosado nas provas continentais, sendo já um valor a ter em conta na luta pelas primeiras posições.

A prova vinha a contar, aliás, com uma boa luta pela quarta posição nas passagens da tarde, envolvendo Meireles, Moura e Pedro Peres, mas uma avaria mecânica no carro deste último ao cabo da nona especial, deixou a luta reservada aos outros dois pilotos.

Vitor Lopes regressou aos ralis e deu boa conta do Subaru, e embora se tenha notado a garra com que realizou a prova, o andamento não foi proporcional. Quando os seus adversários estão bem mais se notam as dificuldades de Nuno Barroso Pereira, que mesmo com um bom carro dificilmente chega mais à frente.

Também na mó de baixo esteve Vitor Sá, que quando vem ao continente tem sempre um andamento muito abaixo do que consegue evidenciar nas estradas madeirenses, que conhece como ninguém. Provavelmente, nas provas de asfalto será capaz de dar um ar da sua graça, mas nos "mundiais" troços de Fafe, notava-se uma grande diferença de andamento para os restantes pilotos dos S2000 e também dos melhores Grupo N.

João Ruivo voltou a vencer nos CPR 2l/2RM, depois de mais uma boa prova, sem erros, e com um andamento muito 'certinho' e eficaz, aproveitando também o abandono de Francisco Barros Leite, que desistiu com problemas de caixa de velocidades no Seat. Adruzilo Lopes teve uma prova apagada, ois já o vimos fazer maravilhas com aquele carro em pisos semelhantes aos de hoje. Há dias assim.

No Citroen Racing Trophy, venceu Federico Gomes, na frente de Ricardo Marques e Armando Oliveira. Já na prova extra, a vitória foi para Nuno Cardoso em Mitsubishi, enquanto Júlio Bastos em BMW 325IX deu sempre grande espectáculo, colhendo os aplausos do muito público presente em Fafe.


Classificação

1 Bernardo Sousa / Nuno Rod. Silva 1:35:25
2 Vítor Pascoal / Mário Castro 01:17,1
3 Miguel Campos / Aloísio Monteiro 02:19,3
4 Pedro Meireles / Carina Barros 02:29,9
5 Ricardo Moura / António Costa 02:32,4
6 Vítor Lopes / Hugo Magalhães 03:50,2
7 Nuno Barroso Pereira / Pedro Conde 05:38,6
8 Vítor Sá / José Pedro Silva 06:14,2
9 João Ruivo / Alberto Silva 07:36,2
10 Adruzilo Lopes / Vasco Ferreira 07:59,1
11 Armindo Neves / Filipe Serra 08:45,6
12 Paulo Antunes / Alberto Oliveira 09:56,3
13 Frederico Gomes / Luís Cavaleiro 10:20,4
14 Ricardo Marques / Jorge Carvalho 12:00,0
15 Armando Oliveira / Alexandre Rodrigues 12:35,1
16 João F. Ramos / Jorge Carvalho 15:40,4
17 Carlos Lopes / Carlos E. Lopes 41:19,8